Foto: Vantagens | Loja Oficial Mercado Livre
Voltar

Vantagens | Loja Oficial Mercado Livre

   Quem conhece o Mercado Livre sabe que para vender seus produtos por esta plataforma, ter credibilidade é essencial. Com o crescimento do site, sendo um dos maiores do Brasil, os requisitos para classificar e ranquear os vendedores estão ficando cada vez mais aprimorados. Conseguir se tornar loja oficial é um desafio, mas quando alcançado, tem um excelente resultado.

 

E o que é a Loja Oficial do ML?

 

   O Mercado Livre quando foi criado, funcionava de forma bastante informal como o mercado cinza, por exemplo. Hoje em dia é uma das maiores plataformas de vendas no Brasil, com essa evolução é claro que houveram muitas mudanças. Para transformar a plataforma no que conhecemos hoje, uma das estratégias utilizadas foi atrair empresas grandes para vender dentro do site. Isso foi possível com o título de loja oficial, uma maneira de aproximar estas empresas ao ML. Este título, pode se dizer que é um “reconhecimento” do MercadoLivre para empresas específicas.

 

Quais são os benefícios de ser loja oficial?

 

   O MercadoLivre deixa as lojas oficiais em destaque, a logo da empresa fica exposta  e com isso ganha mais visibilidade e consequentemente, fluxo de vendas. É oferecida também um página exclusiva do lojista, possibilitando a realização de buscas internas. A relevância que este título proporciona é um excelente benefício.

   Com o título de loja oficial, seus anúncios ficam melhor ranqueados, gera mais segurança para o cliente que deseja adquirir algum produto e até indiretamente, as pessoas podem conhecer a sua marca, se acostumando com você e o vendo como um modelo.

 

Com o título, as responsabilidades aumentam…

 

   As lojas oficiais devem manter uma operação transparente, profissional e muito bem organizada com a plataforma. O Mercado Livre não quer atrelar sua imagem a uma empresa que não trabalhe de forma íntegra e se houver muitas qualificações negativas dentro da plataforma, a empresa pode perder o título. Número de vendas não significa que você continuará como loja oficial, é necessário transparência e responsabilidade com esse título.

 

Como se tornar uma loja oficial?

 

   Não existe um passo a passo para conquistar esse status, pois não se trata de um procedimento automático de qualificação. Não são números de vendas, é uma questão de relacionamento. O Mercado Livre precisa identificar na empresa uma operação que se alinhe às ideias e estratégias da plataforma.

   Uma dica é ter apenas uma conta no ML, alimente sua conta e tenha boas qualificações, vá vendendo e criando a sua reputação. Jamais crie várias contas ao mesmo tempo, isso não funciona a longo prazo e pode te gerar uma dor de cabeça para administrar tudo, sem falar que o ML não irá querer dar o título de loja oficial para um lojista que tem diversas contas mal administradas.

   Outra dica é investir em eventos de ecommerce, ao frequentar esses lugares é possível conhecer pessoas do meio, trocar ideias com parceiros, e estabelecer vários relacionamentos importantes com o ML. O desenvolvimento de um networking é fundamental para se tornar loja oficial.

           

Vale a pena?

 

   Não é nada fácil conquistar o status de loja oficial, não é rápido, é necessário muito trabalho sério e ser analisado de forma bastante criteriosa pelo Mercado Livre. E afinal, vale a pena? Sim, com certeza! É um título que proporciona muita credibilidade diante dos clientes, dos parceiros e fornecedores, de fato agrega muito mais valor para a empresa.

   Além de conseguir preços melhores com os fornecedores, pois eles enxergam a sua importância, também consegue excelentes vendas dentro do ML, vendas com lucro. A longo prazo, depois que se torna loja oficial, é possível ver o tamanho da diferença do que você era, para o que você se tornou e a gratificação de ver os resultados acontecerem é imensa.

Caso você prefira, fiz um vídeo onde falo sobre o assunto e você pode conferir abaixo. Ele também está disponível no canal no YouTube (Ecommerce Puro).

 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

Você também vai gostar desses conteúdos