Foto: 4 dicas para criar campanhas de marketing e vender mais
Voltar

4 dicas para criar campanhas de marketing e vender mais

Você precisa destacar sua marca no mercado e se diferenciar da concorrência? Possui um novo produto ou serviço e metas de vendas para cumprir? Precisa estreitar o relacionamento com a sua base e adquirir novos clientes? Para essas e outras demandas, existem as campanhas de marketing que são um conjunto coordenado de ações dentro de um conceito e de estratégias para o alcance dos objetivos traçados pela empresa.

No varejo, por exemplo, são usados alguns temas comuns de campanhas como Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outros. Todos eles visam o aumento das vendas e todo o trabalho de marketing é marcado por uma série de ações, desde a definição dos diferentes canais até o design dos materiais que serão divulgados, sempre buscando chamar atenção para o evento.

Antes de lançar campanhas em datas comemorativas, precisamos fazer alguns questionamentos para entender se faz sentido colocar seus produtos em promoção e quão rentável será o retorno financeiro de cada ação. 

Além disso, também é preciso executar a campanha de uma forma estratégica. Mas como fazer isso? 

 

4 elementos fundamentais de toda campanha de marketing 

 

Existem inúmeras formas de executar uma campanha, mas é preciso ter cautela na hora de escolher as ações que melhor se encaixam para o seu negócio. Uma campanha de marketing de sucesso é construída a partir de algumas bases com elementos fundamentais para ajudar a direcionar e garantir a consistência não somente de uma campanha específica, mas de toda a comunicação da sua marca. São eles:

 

1 – Posicionamento 

 

O posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores, dando clareza das suas principais vantagens e características. Um exemplo clássico é a Pepsi. 

Ciente de ser a segunda escolha dos brasileiros, ao invés de bater de frente com a Coca-Cola, preferida do público, aproveitou esta oportunidade para se posicionar como sendo a segunda melhor opção do mercado. 

Quem lembra do mote utilizado nas campanhas quando a marca mostrava aquela famosa frase do garçom “Só tem Pepsi, pode ser?”. Assim a marca trabalha com menores preços, muitas promoções e conquistou a sua fatia de mercado com o aumento de vendas.

 

2 – Objetivo, Meta e KPI

 

Objetivo é onde a empresa quer chegar, a meta é o objetivo de forma quantificada e o KPI (Key Performance Indicators), ou indicadores de desempenho, são as métricas mais relevantes para analisar se uma estratégia está alcançando seus objetivos. Por exemplo:

 

  • Objetivo: aumentar a visibilidade do meu site;
  • Meta: alcançar 20 mil acessos em dois meses;
  • KPI: analisar a audiência por meio de métricas como número de visitantes únicos, tempo médio de permanência no site e quantidade de visualizações de página.

 

3 – Planejamento 

 

O planejamento eleva a produtividade e a efetividade das campanhas de marketing. É um trabalho para escolher a melhor estratégia que irá guiar os profissionais envolvidos no processo, assim como na organização das atividades.

Nessa fase é importante considerar os seguintes fatores:

  • Verba disponível;
  • Público-alvo;
  • Canais de comunicação;
  • Duração da campanha, e
  • Análise dos resultados. 

 

4 – Criatividade

 

Por último, mas não menos importante, a criatividade é um dos principais ingredientes para o sucesso das campanhas de marketing. A concorrência é cada vez mais acirrada, e todos querem atrair os olhares dos consumidores. 

É preciso criar algo único para prender a atenção das pessoas de forma rápida e despertar o desejo de saber mais.

Tendo um posicionamento definido, objetivos e metas claros e um bom planejamento, a criatividade é o toque essencial para que você possa criar um bom conceito como pano de fundo para ilustrar a sua campanha sempre respeitando o posicionamento da marca. Ou seja, o desafio é o de falar sempre a mesma coisa, mas de formas diferentes.

 

Isso é Ecommerce Puro!

Se esse conteúdo te ajudou, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais. Todos os dias compartilhamos dicas, estratégias e muito conteúdo em diversos canais. 

Para ter acesso ao Puro Report, nossa revista mensal com conteúdos valiosos e exclusivos, se inscreva aqui.

Entre para nosso canal do Telegram e saiba em primeira mão todas as nossas atualizações de vídeos no Youtube.

Acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

Você também vai gostar desses conteúdos

As novas taxas da Shopee

Não faz muito tempo que a Shopee chegou no Brasil,…

Ver mais

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Open chat