Foto: Qual a margem de lucro ideal no mercado livre?
Voltar

Qual a margem de lucro ideal no mercado livre?

Como encontrar a margem de lucro ideal no Mercado Livre é uma das perguntas mais frequentes que recebemos no Ecommerce Puro. Essa busca requer um gerenciamento refinado por parte do empreendedor. 

Saber mensurar os tributos, despesas operacionais, despesas administrativas, e a margem de lucro não é uma tarefa fácil, mas fique tranquilo, neste post vamos simplificar esse processo e mostrar a você como fazemos.   

Nós do Ecommerce Puro, calculamos nossa margem de lucro no mercado livre, de acordo com três possíveis situações: margem de lucro de mercado, margem de lucro necessária, e a melhor margem de lucro possível.

 

Margem de lucro (de mercado)

Para a margem de lucro de mercado, levamos em consideração produtos em que o mercado esteja razoavelmente abastecido, sendo assim, é necessário ser competitivo. 

Analisamos todos os custos envolvidos (operacionais, tributários, rebait, benefícios, alinhamento com mercado livre e etc.) e ao final, acrescentamos uma margem que nos traga um retorno interessante, porém que não nos afaste muito do preço dos concorrentes.

 

Margem de lucro (necessária)

A margem de lucro necessária, como o próprio nome sugere, nos trás a ideia de um sacrifício necessário para o negócio. O lucro é reduzido ao 0x0 e em alguns casos até com um pequeno percentual de prejuízo, porém com dois objetivos bem específicos.

O primeiro objetivo é o aumento do ranking no mercado livre, que no nosso caso, nos elevou ao patamar de loja oficial. Um movimento estratégico que hoje nos permite ter acesso a grandes oportunidades de negócios com nossos fornecedores.

Já o segundo, é a saída de produtos que sofreram estagnação de mercado, ou seja, o mercado consumiu tanto um determinado produto, que chegou a um nível de abastecimento pleno, levando à difícil decisão de abrir mão do lucro para que o produto tenha saída.

 

Margem de lucro (a melhor possível)

E por fim a melhor margem de lucro possível, o grande bálsamo para o empreendedor que efetua o cálculo com base na escassez do produto perante o mercado. 

Para se ter um bom aproveitamento nesses casos, é importante para o empreendedor ficar atento aos concorrentes e conhecer muito bem os produtos que possui em estoque, pois observando uma janela de escassez , quanto mais ágil for sua movimentação, melhor serão seus resultados.

Imagem logistica CIC margem de lucro ideal

Centro de distribuição, CIC, Curitiba-PR. Proxys Group.

Como trabalhar com diferentes margens de lucro

Portanto, a resposta para como encontrar a margem de lucro ideal no mercado livre é: depende do produto e das oportunidades de mercado. A flexibilidade será sempre sua aliada nesse jogo.

Procure olhar constantemente para seu estoque e acompanhar os movimentos do mercado,  a fim de identificar a melhor margem de lucro para cada produto. Busque também, o melhor período para aplicar as mudanças.

Janelas de oportunidades abrem e fecham a todo momento, portanto fique atento e não tenha receio de aplicar a melhor margem possível quando for necessário. Lembre-se, ninguém tem dó de você e a responsabilidade de manter as contas fechando no positivo é exclusivamente sua.

Para mais dicas como essa, siga o nosso especialista Gabriel Bollico no Instagram e também o nosso canal no Youtube.

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Open chat