Foto: Trabalhar com a família funciona na prática?
Voltar

Trabalhar com a família funciona na prática?

Mesmo sem perceber, nossa família sempre estará ligada de alguma forma com o trabalho que realizamos. Percebendo isso, nós do Ecommerce Puro, separamos algumas experiências que adquirimos ao longo do tempo e que servirão pra responder: Trabalhar com a família é bom ou não é?

Podemos adiantar que não existe uma fórmula mágica que irá evitar conflitos e trazer harmonia para empresa familiar. Porém, temos lições importantes e que deram certo para o nosso caso e será um prazer compartilhar com você.  

 

O que acontece com a maioria das pessoas que decide trabalhar com a família

É natural pedir ajuda quando se está iniciando um negócio. Algumas pessoas acabam terceirizando algumas tarefas para familiares e sem perceber, essas atividades começam a ficar mais complexas, aumentando o nível de engajamento do familiar com o seu negócio.

Esse engajamento pode ser perigoso, no sentido de criar a falsa sensação de que a intimidade que existe dentro de casa, pode também se estender à empresa. Talvez esse seja o cenário mais comum nesses casos. 

A confusão entre a intimidade que temos com nossos familiares e a hierarquia que existe dentro de uma empresa, pode partir de ambas as partes. O familiar colaborador pode se achar no direito de chegar atrasado ou faltar sem justificativa e o familiar empregador pode não pagar os honorários na data prevista por exemplo.

Outro exemplo são as discussões que, geralmente acontecem por um bom motivo, mas que tomam proporções  desastrosas, onde ofensas, gritos e comentários uma vez soltos, podem demorar anos para serem superadas, quando são.

 

É possível trabalhar com a família em um ambiente saudável?

Mesmo com todas as dificuldades que os exemplos acima ilustram, existem empresas que começaram trabalhando em família e mantém esse modelo até hoje. Nós do Ecommerce Puro somos um exemplo disso.

Vários familiares passaram por aqui e alguns ainda estão com a gente sendo importantes em todo processo do nosso desenvolvimento. Muitas dificuldades surgiram desde o início, mas seguimos alguns princípios que mantiveram nosso foco.

O primeiro deles é foque sempre no resultado. Essa é uma das grandes chaves para se manter um ambiente saudável, pois irá evitar que ideias sem fundamento se tornem motivos para discussões. Resultados metrificados falam por si só.  

O segundo é: deixe o mais claro e específico possível as funções e atividades de cada um. Engessar práticas e atividades humanas em um primeiro momento pode parecer ruim, mas para esse caso será útil e ajudará a controlar para que a intimidade da família não se estenda ao seu negócio.

E por último, exerça sua liderança através de exemplos e resultados. Nunca tente impor algo no grito, mas mostre a seus familiares que você está no controle da situação através dos resultados e caso alguém queira sugerir algo, que seja com base nisso também.

 

Conselhos finais.

Por fim, acreditamos que cada caso é único e deve ser tratado de maneira singular, principalmente quando envolve pessoas. Procure analisar muito bem a situação a fim de descobrir quais decisões preservam sua família mantendo seu negócio saudável. 

Para mais dicas sobre esse assunto, siga nosso especialista Gabriel Bollico no Instagram e inscreva-se no nosso canal no Youtube.

 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

Você também vai gostar desses conteúdos

Vale a pena usar a Loja Integrada?

A Loja Integrada é uma das diversas ferramentas disponíveis para…

Ver mais

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Open chat